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O workshop de formulação estratégica tem como objetivo a elaboração do plano de negócio para a organização apontando as diretrizes estratégicas (objetivos, metas e iniciativas) para um horizonte de longo prazo, e seu desdobramento em programas, projetos e planos de ação de médio e curto prazos com seus respectivos indicadores de desempenho. O desenvolvimento do workshop ocorre por etapas (vide abaixo), em encontros de trabalho previamente agendados, com a participação dos sócios, executivos, gestores de nível superior e eventuais convidados que possam contribuir para a formulação estratégica do negócio. O workshop é entremeado por atividades preliminares, a cada etapa, como preparações, levantamento de dados & fatos, pesquisas, e outras, de modo a trazer informações às análises e tomada de decisão. Os consultores da Intelligentia conduzirão todo o processo apresentando, a cada etapa, a fundamentação teórica, as práticas e métodos a serem aplicados, discutindo casos reais, e conduzindo os trabalhos de levantamento, análise e consolidação das informações, registrando os dados e as decisões tomadas. O trabalho é suportado por aplicativos, desenvolvidos pela Intelligentia, exclusivamente para esse fim. Um facilita o registro, a votação e a obtenção de consenso durante a análise dos ambientes externo e interno, a posterior análise SWOT e a identificação objetiva dos fatores críticos de sucesso (FCS) e das principais oportunidades e ameaças a serem consideradas na elaboração das estratégias. Outro estrutura e agiliza a análise do portfólio de produtos (bens e/ou serviços) para a tomada de decisão sobre investimentos em ações de desenvolvimento, marketing, distribuição, etc. De modo geral, o processo da formulação estratégica está estruturado em 8 etapas. Essas etapas são distribuídas em encontros (oficinas) de trabalho dirigido, com agenda ajustada de acordo com as necessidades e disponibilidade da organização atendida. Essas etapas também podem ser rearranjadas para uma melhor condução do processo, o que depende de cada organização e suas especificidades.
As etapas não acontecem em dias consecutivos. Como sugestão, podemos ter: a etapa (0) de preparação deve ocorrer entre 15 e 30 dias antes do início da etapa seguinte; a etapa (1) é realizada em até 2 dias consecutivos e pode ser imediatamente seguida pela etapa (2), que pode acontecer com algum intervalo de dias entre seu início e seu fechamento; as etapas (3), (4) e (5), de preferência, devem ocorrer fora do ambiente da organização, em um ou dois encontros intensivos, podendo iniciar de 15 a 30 dias após a etapa 2; a etapa (6) será realizada em encontros intercalados num prazo máximo de 30 dias; a etapa (7) terá um encontro a cada 3 meses a partir do fechamento da etapa 6. A seguir, o conteúdo de cada etapa: Etapa 0 - Preparação • Apresentação do método • Ajuste das etapas • Planejamento da agenda de trabalho Etapa 1 - Identidade Organizacional • Definição/revisão do negócio e missão • Definição/revisão da visão de futuro • Definição dos objetivos estratégicos • Definição/revisão dos valores organizacionais Etapa 2 - Diagnóstico Estratégico • Análise PEST (ambiente externo remoto) • Análise competitiva (ambiente externo próximo) • Análise de capacidade (ambiente interno) Etapa 3 - Direcionamento Estratégico • Definição da postura estratégica (análise SWOT) • Definição do posicionamento estratégico • Análise de portfólio (análise de portfólio) • [opcional] Análise de cenários estratégicos (estudo prospectivo) Etapa 4 - Mapa Estratégico e Painel de Controle Estratégico (BSC) • Desenho do mapa estratégico • Definição do painel de indicadores estratégicos • Definição das metas e referências de decisão Etapa 5 - Modelo de Negócio e Delineamento das Estratégias • Identificação dos fatores críticos de sucesso (FCS) • Focalização das principais oportunidades e ameaças • Definição das estratégias competitivas: marketing, criação de valor, operação • Definição das táticas de apoio • Consolidação do Value Proposition Canvas (Quadro da Proposta de Valor) • Desenho do Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócio) • Consolidação e contratação interna do Plano de Negócio Etapa 6 - Desdobramento das Estratégias • Definição das iniciativas estratégicas • Apresentação e consolidação de projetos e planos de ação • Desdobramento dos projetos e planos para as áreas funcionais • Construção dos painéis de controle funcionais (métricas e iniciativas) Etapa 7 - Acompanhamento e aperfeiçoamento • Monitoramento e revisão da evolução estratégica do negócio
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