|
|
|
• O que é? É o subsistema que estrutura, sistematiza e otimiza os recursos e as ações do dia-a-dia para a realização eficaz dos objetivos e metas organizacionais. • Como se realiza? Inicialmente é feita a definição formal de autoridade e responsabilidade em sintonia com a cadeia interna agregação de valor aos clientes, com o objetivo de mudar o foco da ação de áreas para processos. Com esta base consolidada, parte-se para a sistematização do gerenciamento de processos, com três grandes grupos de ações: mapeamento e padronização dos processos, e sistematização da avaliação do desempenho e da análise dos problemas. Com a padronização busca-se a garantia da previsibilidade dos resultados, e o estabelecimento de uma referência para aperfeiçoamentos com vistas à manutenção da competitividade pela eliminação consistente de perdas e otimização dos processos. Pela avaliação do desempenho é possível verificar os resultados alcançados e, mais importante, as tendências quanto ao alcance desses resultados com a operação atual. Isto permite que se tomem ações corretivas e, antes delas, ações preventivas com tempo hábil. A análise dos problemas sistematiza o estudo de suas causas e o encaminhamento de soluções adequadas e definitivas. • O que se ganha? • maior harmonia e cooperação interna • compreensão objetiva do que fazer e como proceder no dia-a-dia • focalização da operação nos resultados do negócio • ação proativa na solução de problemas
|
|
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||