• O que é?
É o subsistema que estrutura, sistematiza e otimiza os recursos e
as ações do dia-a-dia para a realização eficaz dos objetivos e metas
organizacionais.
•
Como se realiza?
Inicialmente é feita a definição formal de autoridade e
responsabilidade em sintonia com a cadeia interna agregação de valor aos
clientes, com o objetivo de mudar o foco da ação de áreas para processos.
Com esta base consolidada, parte-se para a sistematização do
gerenciamento de processos, com três grandes grupos de ações: mapeamento e
padronização dos processos, e sistematização da avaliação do desempenho e da
análise dos problemas.
Com a padronização busca-se a garantia da previsibilidade dos
resultados, e o estabelecimento de uma referência para aperfeiçoamentos com
vistas à manutenção da competitividade pela eliminação consistente de perdas e
otimização dos processos.
Pela avaliação do desempenho é possível verificar os resultados
alcançados e, mais importante, as tendências quanto ao alcance desses resultados
com a operação atual. Isto permite que se tomem ações corretivas e, antes delas,
ações preventivas com tempo hábil.
A análise dos problemas sistematiza o estudo de suas causas e o
encaminhamento de soluções adequadas e definitivas.
•
O que se ganha?
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maior harmonia e
cooperação interna
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compreensão
objetiva do que fazer e como proceder no dia-a-dia
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focalização
da operação nos resultados do negócio
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ação
proativa na solução de problemas