• O que é?
É o subsistema responsável pela eficaz utilização dos dados da
empresa, com sua organização, transformação em conhecimento e apoio à tomada de
decisão.
•
Como se realiza?
Como ponto de partida são definidos as principais informações
necessárias à gestão empresarial. São considerados todos os planos –
estratégico, tático e operacional, bem como sua natureza – informações sobre
clientes e concorrentes, de custos e resultados financeiros, sobre qualidade e
produtividade, e sobre o desenvolvimento da organização e suas pessoas.
A partir dessa definição inicial, são estabelecidas sistemáticas
para o gerenciamento dessas informações, com a definição de indicadores,
sistemas de controle, coleta de dados, geração de conhecimento, e formas de
apresentação desse conhecimento.
Neste subsistema são desenvolvidos processos para a medição do
desempenho organizacional, gerenciamento de custos, monitoramento do ambiente de
negócios e conhecimento sobre os clientes.
•
O que se ganha?
•
organização dos
dados disponíveis e sistemas de controle
•
apoio e
segurança à tomada de decisão
•
informações
objetivas sobre custos, margens, qualidade de produtos e serviços,
produtividade, etc.
•
conhecimento
pleno do ambiente competitivo: tendências, concorrentes, clientes, fornecedores