• O que é?
É o subsistema responsável pela perenidade da organização,
traçando e alinhando objetivos corporativos de longo prazo com
objetivos operacionais e individuais de curto prazo.
•
Como se realiza?
Primeiramente é formalizada a identidade da organização, com a
definição objetiva de seu negócio, sua missão, suas crenças e valores, e sua
visão de futuro.
Com a identidade consolidada e uma análise plena do ambiente de
negócios, elucidando-se as forças e fraquezas internas em contraposição às
oportunidades e ameaças externas, é estabelecido o plano de negócio para os
próximos anos.
Finalmente, a partir do plano de negócio, são estabelecidos
projetos de melhoria e planos de ação para o dia-a-dia, além de um conjunto
abrangente e coerente de medidas de desempenho.
•
O que se ganha?
• convergência e
coerência de ações, em todos os níveis da organização
• segurança
e agilidade na tomada de decisão
• percepção
antecipada das ameaças e oportunidades do ambiente