|
Pesquisa
|
A aplicação mais tradicional do Cliente Misterioso é na avaliação da qualidade de serviços ao cliente. Neste tipo de aplicação o principal objetivo é a verificação de quão bem os processos de atendimento estão sendo desempenhados pelo pessoal de linha de frente (recepcionistas, atendentes, vendedores, gerentes de atendimento) e também as condições dos aspectos tangíveis (instalações e bens facilitadores utilizados) do local de atendimento. Com relação a verificação do desempenho dos processos de atendimento serão avaliados se os procedimentos estão sendo cumpridos, se os funcionários têm atitudes e comportamentos condizentes com os valores da organização, se agem com gentileza e educação, se são prestativos, se conhecem o serviço e produtos associados, etc. Quanto aos aspectos tangíveis do serviço, serão avaliados as condições físicas do local de atendimento - acessos, infraestrutura, organização e limpeza, condições do ambiente (iluminação, temperatura), etc. - e os bens facilitadores utilizados - impressos padronizados e anotações/proposta entregues ao cliente, cafezinho servido durante o atendimento, etc. Assim, de forma ampla será avaliada a qualidade geral do serviço de linha de frente possibilitando uma identificação ágil e precisa de oportunidades de melhoria aos processos e ambiente de atendimento a clientes, que venham a diferenciar seu negócio dos concorrentes.
|
|