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Educação Gerencial

 

PDG
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

DEPOIMENTOS

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO

93,3%

ÍNDICE DE SUPERAÇÃO DE EXPECTATIVAS

28,5%

Objetivos

Geral

· Desenvolver as competências do líder gestor, de modo a entender como estabelecer e manter excelência na gestão do desempenho empresarial

Específicos

· Ampliar a capacidade de autoconhecimento, propiciando o autodesenvolvimento, abertura à mudança e melhoria dos relacionamentos interpessoais

· Aperfeiçoar a capacidade para o exercício de atividades gerenciais, difundindo o conhecimento de práticas, ferramentas e métodos estruturados de gestão

· Potencializar o exercício da liderança pessoal, desenvolvendo habilidades para conduzir a equipe rumo à conquista de metas desafiadoras

Público Alvo

· Profissionais que já exercem, ou estão se preparando para, funções gerenciais ou de liderança

· Profissionais que necessitam ampliar sua capacidade para o exercício de atividades gerenciais

Estrutura do Programa

O programa é desenvolvido em módulos, abrangendo três áreas de conhecimento: Autoconhecimento, Excelência Gerencial e Liderança. No total são desenvolvidas 120 horas-aula de carga horária, em 10 módulos de trabalho cada um com uma carga horária de 12 horas-aula.

Os módulos, com seus respectivos objetivos, são apresentados a seguir:

 

Fase

Módulo

C.H.

Objetivo

Autoconhecimento

1. Modelos Mentais

12h-a

Refletir sobre a validade do raciocínio padrão assumido, e suas implicações nos inter-relacionamentos.

 

2. Inteligência Emocional

12h-a

Discutir sobre os princípios básicos de funcionamento da mente emocional, visando uma racionalidade capaz de ressiginificar os modelos mentais que dificultam as inter-relações no dia a dia.

 

3. Inteligência Social e Política

12h-a

Refletir sobre a importância de influenciar com diplomacia para construir inter-relações sustentáveis nas situações sob pressão, harmonizando pessoas para alcançar os resultados almejados.

Excelência Gerencial

4. Excelência em Gestão Empresarial

12h-a

Desenvolver a visão sistêmica sobre processos empresariais, habilitando para a construção, manutenção e aperfeiçoamento de sistemas de gestão.

 

5. Planejamento e Padronização de Processos

12h-a

Desenvolver capacitação para o planejamento, mapeamento, otimização e padronização dos processos.

 

6. Medição e Avaliação de Performance

12h-a

Desenvolver capacitação para a definição dos indicadores críticos (KPIs) e a avaliação sistemática dos resultados.

 

7. Análise de Processos e Solução de Problemas

12h-a

Desenvolver capacitação para a solução definitiva de problemas e o aperfeiçoamento pró-ativo dos processos.

Liderança

8. Cultura e Mudança Organizacional

12h-a

Discutir a formação e o gerenciamento da cultura corporativa, por uma liderança firme e coesa, bem como os aspectos relacionados à mudança organizacional.

 

9. Formas de Liderança

12h-a

Discutir os estilos de liderança e sua aplicabilidade nas situações do dia a dia.

 

10. Gerenciamento e Mediação de Conflitos

12h-a

Entender as causas de conflito e como exercer uma mediação inteligente e eficaz.

 

Detalhamento dos Módulos

Fase 1 – Autoconhecimento

Módulo 1: Modelos Mentais

· A origem da forma de pensar das pessoas

· Discussão dos resultados obtidos com o raciocínio dominante

· Revisão consciente dos modelos mentais instalados

· Redefinindo as significações do passado que possuem erro

· Reconstruindo o comportamento para obter melhores resultados

Módulo 2: Inteligência Emocional

· Princípios básicos da mente emocional

· Reeducação da mente racional, em situações emocionais

· Aplicando os conceitos no dia a dia

Módulo 3: Inteligência Social e Política

· Conceituando inteligência social e política

· Mantendo a diplomacia como estratégia para obter resultados

· Desdramatizando discordâncias

Fase 2 – Excelência Gerencial

Módulo 4: Excelência em Gestão Empresarial

· Propósitos e alicerces da gestão empresarial

· O know-how gerencial

· Estrutura sistêmica da gestão empresarial

· Fundamentos de excelência na gestão empresarial

- Modelo PNQ

- Modelo ISO 9000

Módulo 5: Planejamento e Padronização de Processos

· Domínio tecnológico

· A padronização e o sistema de gestão

- Padronização e ISO 9000

· Caracterização das unidades gerenciais

· Mapeamento de processos

- Análise de valor agregado dos processos

· A estrutura do sistema de padrões

- Procedimentos gerenciais

- Padrões técnicos

- Procedimentos operacionais

· O processo da padronização: o padrão “zero”

· Mantendo e melhorando os padrões: a auditoria de padrões

Módulo 6: Medição e Avaliação de Performance

· Critérios competitivos

- Identificando o que os clientes desejam

- Transformando a subjetividade em características mensuráveis

· Estabelecendo as medidas de desempenho dos processos

- As medidas do resultado e as medidas dos processos

- Definição dos indicadores-chave de desempenho (KPIs)

- Classificando os KPIs: os ganhadores de pedido e os qualificadores

· Estabelecimento de metas

· Coleta e compilação de dados

· Comunicação do desempenho

- Apresentação dos indicadores: gráfico sequencial e diagrama de pareto

- Painéis de gestão à vista

Módulo 7: Análise de Processos e Solução de Problemas

· Conceitos fundamentais

- Definições: problema, causa e consequência

- Identificação da situação: problema, decisão ou prevenção

- O ciclo PDCA da melhoria

- Processo da solução de problemas

· Solução de problemas

- Identificação de problemas

- Levantamento de dados & fatos

- Identificação das causas dos problemas

- Planejamento e consolidação de solução

Fase 3 – Liderança

Módulo 8: Cultura e Mudança Organizacional

· As Bases da Cultura Organizacional

- Os valores organizacionais

- A influência dos valores no comportamento das pessoas

- O mito do líder

- Transformando valores em comportamentos

· Cultura vs. Mudança Organizacional

Módulo 9: Formas de Liderança

· Os modelos clássicos de liderança

· O estilo e o resultado

· Autoridade vs. autoritarismo

Módulo 10: Gerenciamento e Mediação de Conflitos

· Conceito de conflito

- O “teatro” do conflito

- A íntima relação do conflito com a mente

- A ferramenta “espelho”

· Cenários de conflito

- Comportamento pessoal

- Cultura organizacional

- Comunicação

· Mediação

- Perfil do mediador

- Papel do mediador

- Tipologia da mediação: intervenção e acordo

· Aprendizado com o conflito

Equipe de Instrutores

Cátia Venturella, M.Edu

Mestre em Educação - Unisinos; Especialista em Administração de Serviços - Unisinos; Psicóloga, com formação em Dinâmica de Grupo (SBDG). Coordenadora do MBA em Recursos Humanos e professora nos cursos de Administração da Unisinos. Consultora nas áreas de Qualidade de Vida (administração do estresse, relaxamento, atividades ao ar livre), Competência Pessoal, Recrutamento & Seleção e Educação & Performance.

Elisete Pagano, M.Edu

Há mais de 25 anos empresária, com mais de 6.000 horas de condução de projetos de Coaching para executivos, profissionais liberais, gestores e pessoas em processos de mudança.

Mestre em Educação - UNISINOS; Especialista em Psicologia Junguiana FACIS-SP; Especialista em Filosofia Clínica - Instituto Packter RS; Professional & Self Coaching - IBC; Coaching Ericksoniano - IBC; NeuroCoaching - IBC; Leader Coach - IBC; Constelações de Sistemas Familiares- IRF & 3cs; Especialista em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Foi Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, por meio de coaching, cursos, palestras, consultoria e workshops. Professora de pós-graduação. Behavioral Analyst; Avaliadora 360º. Fundadora e Diretora de Desenvolvimento Humano da Intelligentia Assessoria Empresarial. Fundadora e Chief Human Evolution Officer (CHEO) da Star2Up, Fundadora e Chief Product Officer (CPO) da PME Academy.

Clique aqui para acessar o Curriculum Vitae

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Kleber Nóbrega, Dr.Eng

Consultor empresarial, há mais de 25 anos conduzindo projetos de consultoria, workshops e treinamentos.

Doutor em Eng. de Produção - USP; Mestre em Eng. de Produção - UFSC; membro da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ); Especializado em Gestão da Qualidade Total e Gestão de Serviços; Lead Assessor ISO 9000 - Stat-A-Matrix; Engenheiro Mecânico - UFPb. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão nas áreas de serviços, estratégia, qualidade e gestão empresarial. Consultor sênior nas áreas de Estratégia e Gestão de Serviços e Sistemas da Qualidade.

Maria da Graça Costi, Esp

Pós-graduada em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS; Formação em Dinâmica de Grupos – SBDG/RS; Formação em CoachingIntegrated Coaching Institute; Psicóloga - PUCRS. Consultora na área de Recursos Humanos com foco na formação e no desenvolvimento de equipes e análise de clima organizacional.

Robin Pagano, M.Eng (coordenador do programa)

Consultor empresarial, há mais de 25 anos conduzindo projetos de consultoria, workshops e treinamentos.

Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Foi Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e uma multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Sócio-Diretor Executivo da Intelligentia Assessoria Empresarial, Fundador e CEO da Star2Up, Fundador e CEO da PME Academy.

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Obs.: a nominata de instrutores pode ser alterada sem prévio aviso.

 

Agenda

 

Módulos

C.H.

Agenda

Fase I - Autoconhecimento

1.   Modelos Mentais

12h-a

18/mar, 13:45 - 22:00

19/mar, 08:30 - 12:30

2.   Inteligência Emocional

12h-a

/abr, 13:45 - 22:00

02/abr, 08:30 - 12:30

3.   Inteligência Social e Política

12h-a

15/abr, 13:45 - 22:00

16/abr, 08:30 - 12:30

Fase II - Excelência Gerencial

4.   Excelência em Gestão Empresarial

12h-a

06/maio, 13:45 - 22:00

07/maio, 08:30 - 12:30

5.   Planejamento e Padronização de Processos

12h-a

13/maio, 13:45 - 22:00

14/maio, 08:30 - 12:30

6.   Medição e Avaliação de Processos

12h-a

27/maio, 13:45 - 22:00

28/maio, 08:30 - 12:30

7.   Análise de Processos e Solução de Problemas

12h-a

10/jun, 13:45 - 22:00

11/jun, 08:30 - 12:30

Fase III - Liderança

8. Cultura e Mudança Organizacional

12h-a

17/jun, 13:45 - 22:00

18/jun, 08:30 - 12:30

9. Formas de Liderança

12h-a

08/jul, 13:45 - 22:00

09/jul, 08:30 - 12:30

10. Gerenciamento e Mediação de Conflitos

12h-a

22/jul, 13:45 - 22:00

23/jul, 08:30 - 12:30

 

Valor

 

Categoria da inscrição

Valor unitário (*)

Profissionais

R$ 3.000,00

Estudantes

R$ 2.550,00

Sócios do SENGE-RS

R$ 2.100,00

Sócios do SENGE-RS estudantes

R$ 1.680,00

(*) Informe-se sobre opções de parcelamento.

 

Informações e Inscrições

Para obter mais informações e realizar inscrições contate o SENGE-RS, fale com o SENGE OFFICE

Fone: (51) 3230.1632  com Luciene

E-mail: luciene.eventos@senge.org.br

 

Realização e promoção

 

Realização em turma fechada

Deseja realizar em turma(s) fechada(s), clique aqui e solicite uma proposta.

 

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Indicadores

(Índices médios históricos)

Satisfação
com Cursos

96,4%

Superação de Expectativas

51,5%

 

Agenda

ONLINE, ao vivo

INOVAÇÃO / EMPREENDEDORISMO

Curso

DESIGN THINKING

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Workshop

EMPREENDEDORISMO DE INOVAÇÃO

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ESTRATÉGIA

Workshop

ESTRATÉGIA ADAPTATIVA

consulte a agenda

Curso

INOVAÇÃO DE
MODELO DE NEGÓCIO

consulte a agenda

GESTÃO / PRODUTIVIDADE

Curso

KPI's:
INDICADORES-CHAVE
DE DESEMPENHO

consulte a agenda

Curso

MAPEAMENTO E OTIMIZAÇÃO PROCESSOS

consulte a agenda

LIDERANÇA / COMPORTAMENTO

Curso

FUNDAMENTOS DA LIDERANÇA

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Curso

MINDSET DE LIDERANÇA

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Curso

LIDERANÇA DE EQUIPES

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Curso

GESTÃO E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

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Curso

ESTILOS DE LIDERANÇA

consulte a agenda

 

                   
 

Institucional

 

Serviços & Produtos

 

Cursos In Company

 

Cursos em Agenda Aberta

 

Educação Corporativa

 
 

Histórico

Marca

Identidade Organizacional

Equipe

Clientes

 

Modelo de Gestão

Consultoria | Outsourcing

Coaching | Assessment | 360º

Cursos

Pesquisa do Cliente Misterioso

 

Palestras

Seminários Executivos

Estratégia do Negócio

Gestão e Produtividade

Liderança e Comportamento

 

Próximos

1º Semestre

2º Semestre

Fotos

Depoimentos

 

Educação Executiva

Educação Gerencial

Formação em Gestão

Plataforma PME Academy

Educação a Distância (EAD)

 
                     
 

Workshops

 

Projetos Especiais

 

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