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Educação Gerencial

 

PDG
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO GERENCIAL

DEPOIMENTOS

ÍNDICE DE SATISFAÇÃO

93,3%

ÍNDICE DE SUPERAÇÃO DE EXPECTATIVAS

28,5%

Objetivos

Geral

· Desenvolver as competências do líder gestor, de modo a entender como estabelecer e manter excelência na gestão do desempenho empresarial

Específicos

· Ampliar a capacidade de autoconhecimento, propiciando o autodesenvolvimento, abertura à mudança e melhoria dos relacionamentos interpessoais

· Aperfeiçoar a capacidade para o exercício de atividades gerenciais, difundindo o conhecimento de práticas, ferramentas e métodos estruturados de gestão

· Potencializar o exercício da liderança pessoal, desenvolvendo habilidades para conduzir a equipe rumo à conquista de metas desafiadoras

Público Alvo

· Profissionais que já exercem, ou estão se preparando para, funções gerenciais ou de liderança

· Profissionais que necessitam ampliar sua capacidade para o exercício de atividades gerenciais

Estrutura do Programa

O programa é desenvolvido em módulos, abrangendo três áreas de conhecimento: Autoconhecimento, Excelência Gerencial e Liderança. No total são desenvolvidas 120 horas-aula de carga horária, em 10 módulos de trabalho cada um com uma carga horária de 12 horas-aula.

Os módulos, com seus respectivos objetivos, são apresentados a seguir:

 

Fase

Módulo

C.H.

Objetivo

Autoconhecimento

1. Modelos Mentais

12h-a

Refletir sobre a validade do raciocínio padrão assumido, e suas implicações nos inter-relacionamentos.

 

2. Inteligência Emocional

12h-a

Discutir sobre os princípios básicos de funcionamento da mente emocional, visando uma racionalidade capaz de ressiginificar os modelos mentais que dificultam as inter-relações no dia a dia.

 

3. Inteligência Social e Política

12h-a

Refletir sobre a importância de influenciar com diplomacia para construir inter-relações sustentáveis nas situações sob pressão, harmonizando pessoas para alcançar os resultados almejados.

Excelência Gerencial

4. Excelência em Gestão Empresarial

12h-a

Desenvolver a visão sistêmica sobre processos empresariais, habilitando para a construção, manutenção e aperfeiçoamento de sistemas de gestão.

 

5. Planejamento e Padronização de Processos

12h-a

Desenvolver capacitação para o planejamento, mapeamento, otimização e padronização dos processos.

 

6. Medição e Avaliação de Performance

12h-a

Desenvolver capacitação para a definição dos indicadores críticos (KPIs) e a avaliação sistemática dos resultados.

 

7. Análise de Processos e Solução de Problemas

12h-a

Desenvolver capacitação para a solução definitiva de problemas e o aperfeiçoamento pró-ativo dos processos.

Liderança

8. Cultura e Mudança Organizacional

12h-a

Discutir a formação e o gerenciamento da cultura corporativa, por uma liderança firme e coesa, bem como os aspectos relacionados à mudança organizacional.

 

9. Formas de Liderança

12h-a

Discutir os estilos de liderança e sua aplicabilidade nas situações do dia a dia.

 

10. Gerenciamento e Mediação de Conflitos

12h-a

Entender as causas de conflito e como exercer uma mediação inteligente e eficaz.

 

Detalhamento dos Módulos

Fase 1 – Autoconhecimento

Módulo 1: Modelos Mentais

· A origem da forma de pensar das pessoas

· Discussão dos resultados obtidos com o raciocínio dominante

· Revisão consciente dos modelos mentais instalados

· Redefinindo as significações do passado que possuem erro

· Reconstruindo o comportamento para obter melhores resultados

Módulo 2: Inteligência Emocional

· Princípios básicos da mente emocional

· Reeducação da mente racional, em situações emocionais

· Aplicando os conceitos no dia a dia

Módulo 3: Inteligência Social e Política

· Conceituando inteligência social e política

· Mantendo a diplomacia como estratégia para obter resultados

· Desdramatizando discordâncias

Fase 2 – Excelência Gerencial

Módulo 4: Excelência em Gestão Empresarial

· Propósitos e alicerces da gestão empresarial

· O know-how gerencial

· Estrutura sistêmica da gestão empresarial

· Fundamentos de excelência na gestão empresarial

- Modelo PNQ

- Modelo ISO 9000

Módulo 5: Planejamento e Padronização de Processos

· Domínio tecnológico

· A padronização e o sistema de gestão

- Padronização e ISO 9000

· Caracterização das unidades gerenciais

· Mapeamento de processos

- Análise de valor agregado dos processos

· A estrutura do sistema de padrões

- Procedimentos gerenciais

- Padrões técnicos

- Procedimentos operacionais

· O processo da padronização: o padrão “zero”

· Mantendo e melhorando os padrões: a auditoria de padrões

Módulo 6: Medição e Avaliação de Performance

· Critérios competitivos

- Identificando o que os clientes desejam

- Transformando a subjetividade em características mensuráveis

· Estabelecendo as medidas de desempenho dos processos

- As medidas do resultado e as medidas dos processos

- Definição dos indicadores-chave de desempenho (KPIs)

- Classificando os KPIs: os ganhadores de pedido e os qualificadores

· Estabelecimento de metas

· Coleta e compilação de dados

· Comunicação do desempenho

- Apresentação dos indicadores: gráfico sequencial e diagrama de pareto

- Painéis de gestão à vista

Módulo 7: Análise de Processos e Solução de Problemas

· Conceitos fundamentais

- Definições: problema, causa e consequência

- Identificação da situação: problema, decisão ou prevenção

- O ciclo PDCA da melhoria

- Processo da solução de problemas

· Solução de problemas

- Identificação de problemas

- Levantamento de dados & fatos

- Identificação das causas dos problemas

- Planejamento e consolidação de solução

Fase 3 – Liderança

Módulo 8: Cultura e Mudança Organizacional

· As Bases da Cultura Organizacional

- Os valores organizacionais

- A influência dos valores no comportamento das pessoas

- O mito do líder

- Transformando valores em comportamentos

· Cultura vs. Mudança Organizacional

Módulo 9: Formas de Liderança

· Os modelos clássicos de liderança

· O estilo e o resultado

· Autoridade vs. autoritarismo

Módulo 10: Gerenciamento e Mediação de Conflitos

· Conceito de conflito

- O “teatro” do conflito

- A íntima relação do conflito com a mente

- A ferramenta “espelho”

· Cenários de conflito

- Comportamento pessoal

- Cultura organizacional

- Comunicação

· Mediação

- Perfil do mediador

- Papel do mediador

- Tipologia da mediação: intervenção e acordo

· Aprendizado com o conflito

Equipe de Instrutores

Cátia Venturella, M.Edu

Mestre em Educação - Unisinos; Especialista em Administração de Serviços - Unisinos; Psicóloga, com formação em Dinâmica de Grupo (SBDG). Coordenadora do MBA em Recursos Humanos e professora nos cursos de Administração da Unisinos. Consultora nas áreas de Qualidade de Vida (administração do estresse, relaxamento, atividades ao ar livre), Competência Pessoal, Recrutamento & Seleção e Educação & Performance.

Elisete Pagano, M.Edu

Mestre em Educação - Unisinos; Professional & Self Coach, NeuroCoaching, Coaching Ericksoniano e Leader Coach - Certificação internacional pelo IBC; Especialista em Psicologia Junguiana - FACIS/SP, Filosofia Clínica - Instituto Packter, Planejamento Estratégico de RH - UFRGS e Eng. da Qualidade - PUCRS; Pós-graduada em Auditorias da Qualidade - PUCRS; Engª Química - PUCRS. Analista de Perfil Comportamental e Avaliação 360º certificada pelo IBC. Exerceu função de Gerente de Desenvolvimento e de Processos em empresas de médio e grande porte, líderes de mercado. Atua em desenvolvimento comportamental de pessoas e organizações, com aperfeiçoamento de lideranças e autoconhecimento. Professora em cursos de extensão universitária. Sócia-diretora da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Responsável pelas áreas de Liderança, Comportamento e Coaching.

Clique aqui para acessar o Curriculum Vitae

Kleber Nóbrega, Dr.Eng

Doutor em Eng. de Produção - USP; Mestre em Eng. de Produção - UFSC; Especializado em Gestão da Qualidade Total e Gestão de Serviços; Lead Assessor ISO 9000 - Stat-A-Matrix; Engenheiro Mecânico - UFPb. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior nas áreas de Estratégia e Gestão de Serviços e Sistemas da Qualidade.

Maria da Graça Costi, Esp

Pós-graduada em Planejamento Estratégico de RH - UFRGS; Formação em Dinâmica de Grupos – SBDG/RS; Formação em CoachingIntegrated Coaching Institute; Psicóloga - PUCRS. Consultora na área de Recursos Humanos com foco na formação e no desenvolvimento de equipes e análise de clima organizacional.

Robin Pagano, M.Eng (coordenador do programa)

Mestre em Eng. de Produção - UFRGS; Pós-graduado em Estudos de Políticas e Estratégias de Governo - PUCRS; Pós-graduado em Marketing de Serviços - ESPM/RS; Especializado em Gestão da Qualidade Total (TQM) - NKTS/Japão; Lead Assessor ISO 9000 - SGS-ICS; Engº Eletrônico - PUCRS. Atuou como Gerente de Desenvolvimento, de Processos e de Serviços em empresas de médio e grande porte, nacionais e multinacional, líderes de mercado. Professor universitário em cursos de MBA, Especialização e Extensão. Consultor sênior em Estratégia, Gestão, Qualidade e Inovação. Sócio-diretor da Intelligentia Assessoria Empresarial.

Responsável pelas áreas de Estratégia, Gestão, Qualidade, Produtividade e Inovação do negócio.

Clique aqui para acessar o Curriculum Vitae  |  Clique aqui para acessar o Currículo Lattes

 

Obs.: a nominata de instrutores pode ser alterada sem prévio aviso.

 

Agenda

 

Módulos

C.H.

Datas

Horário

Fase I – Autoconhecimento

1.   Modelos Mentais

12h-a

20 a 22/março 18:45 - 22:20

2.   Inteligência Emocional

12h-a

10 a 12/abril

18:45 - 22:20

3.   Inteligência Social e Política

12h-a

24 a 26/abril

18:45 - 22:20

Fase II – Excelência Gerencial

4.   Excelência em Gestão Empresarial

12h-a

08 a 10/maio

18:45 - 22:20

5.   Planejamento e Padronização de Processos

12h-a

22 a 24/maio

18:45 - 22:20

6.   Medição e Avaliação de Processos

12h-a

12 a 14/junho

18:45 - 22:20

7.   Análise de Processos e Solução de Problemas

12h-a

26 a 28/junho

18:45 - 22:20

Fase III – Fundamentos da Liderança

8. Cultura Organizacional

12h-a

10 a 12/julho

18:45 - 22:20

9. Formas de Liderança

12h-a

24 a 26/julho

18:45 - 22:20

10. Gerenciamento e Mediação de Conflitos

12h-a

07 a 09/agosto

18:45 - 22:20

 

Valor

PROMOÇÃO*: O inscrito que indicar mais 2 participantes, com inscrições confirmadas, ganhará um desconto de 20% no valor total de seu investimento

* Promoção exclusiva para inscrições por pessoa física. As demais condições de pagamento (à vista com desconto de 5% ou parcelado) permanecem (ver quadro abaixo).

Investimento e condições:

(se tiver outra sugestão, utilize a ficha de inscrição e a apresente para análise)

R$ 2.850,00  em (1+5) de R$ 475,00

(entrada na inscrição até 20/março/2012, demais parcelas a cada 30 dias - todo dia 20 dos meses de abril a agosto/2012)

Descontos

Descontos para pgto parcelado
(%)

Valor unitário
parcelado

Descontos para pgto à vista
(%)

Valor unitário
c/pgto à vista

Pagamento à vista

-

-

5,0

R$ 2.707,00

3 inscrições da mesma organização

2,5

(1+5) R$ 463,00

total = R$ 2.778,00

5,0

R$ 2.707,00

4 ou mais inscrições mesma organização

5,0

(1+5) R$ 451,00

total = R$ 2.706,00

7,5

R$ 2.636,00

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

 

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N O T Í C I A S 

 

A Intelligentia está conduzindo o processo de formulação estratégica, seus desdobramentos e execução, para o Grupo BROKER TURISMO, com sede em Canela/RS |  A Intelligentia está com uma nova iniciativa, focada no Empreendedorismo Inovador, para Startups e Intraempreendedorismo em empresas estabelecidas. Acesse o site star2up.com.br e saiba mais!  |  A Intelligentia, atenta às demandas e tendências do mercado, ciente de suas competências, oferece mais um serviço a seus clientes, o outsourcing de atividades meio. Faça contato e veja como podemos ampliar a competitividade de seu negócio  |  Para a UNISINOS, Robin Pagano ministrou as unidades temáticas  PETI (Planejamento Estratégico de TI) e GQT (Gestão da Qualidade Total), no formato EaD, no curso de Especialização em Governança de TI  |  A Intelligentia está realizando cursos em São Paulo/SP. Acesse a agenda e veja as novidades (clique em 'Agenda de Cursos')  |  A Intelligentia oferece o serviço, Coaching Assessment - Avaliação do Perfil Comportamental (APC). Entre em contato e saiba mais

 

Indicadores

(Índices médios históricos)

Satisfação
com Cursos

96,3%

Superação de Expectativas

49,4%

 

Agenda

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Aguarde!

GESTÃO / PRODUTIVIDADE

Curso

KPI's:
INDICADORES-CHAVE
DE DESEMPENHO

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Curso

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11 a 14/dezembro

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